Pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis do Pará aponta que meios de hospedagem associados à entidade estão com menos das metade da capacidade de leitos reservados e confirmados.
A um mês do CÃrio de Nazaré, pesquisa realizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA) aponta que os meios de hospedagem associados à entidade estão com apenas 45% da capacidade de leitos reservados e confirmados para o segundo final de semana de outubro, quando acontece a festa.
Os dados levantados pela entidade sindical também mostram que os turistas devem permanecer hospedados, em média, de 3 a 4 dias na capital paraense. Apesar da baixa ocupação, os empresários do setor estão otimistas e acreditam que a confirmação de reservas aumente a partir da segunda quinzena de setembro, a exemplo do que aconteceu ano passado.
De acordo com o SHRBS-PA, os meios de hospedagem localizados próximos aos trajetos das grandes procissões são os que apresentam os melhores Ãndices de reservas confirmadas e tendem a ser os primeiros a fechar a capacidade máxima durante o CÃrio.
Os empreendimentos que oferecem pacotes especiais – que incluem camisas e passagens de barco para a Romaria Fluvial, por exemplo – também apresentam bons Ãndices de confirmação de reservas. Alguns destes meios de hospedagem já apresentam quase 70% do total de leitos fechados para o segundo o final de semana de outubro, informa o SHRBS-PA.
A estimativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), com base na Pesquisa de Demanda TurÃstica do CÃrio de Nazaré 2016-2017, é de que 77,6 mil visitem Belém no CÃrio deste ano. Um número que representa uma queda de 3% em relação ao ano passado, quando a visitação chegou a 80 mil turistas.
Â
Fonte: http://www.fbha.com.br