03/08/2017 - A inclusão social pela Gastronomia


Sebastian Parasole fala mais sobre a Iniciativa Bandoneón no 29º Congresso Nacional Abrasel

altO chef e coordenador do curso de gastronomia do IESB, Sebastian Parasole, fecha o 29º Congresso Nacional da Abrasel / Mesa ao Vivo Brasília mesclando gastronomia e sua função na inclusão social. A palestra acontece no dia 17 de agosto, às 17h45, em Brasília e é inspirada por um projeto idealizado por ele chamado Iniciativa Bandoneón.

Iniciado no segundo semestre de 2016, o Bandaneón é um triciclo de comida de rua criado para ensinar gastronomia a todas aquelas pessoas que têm interesse em aprender e criar seu próprio empreendimento, um negócio social que envolve educação, comida de rua, solidariedade e empreendedorismo. Prato cheio para os participantes do Congresso Abrasel aplicarem as ideias e conceitos em seus bares e restaurantes Brasil afora.

A ideia do veículo itinerante e sustentável, que funciona como uma cozinha móvel, é a de poder levar a gastronomia a todas as pessoas que já trabalham na área, e estão sempre em busca de um pouco mais de informação e também para as que têm interesse em aprender um pouco mais sobre gastronomia e criar seu próprio negócio. O triciclo roda Brasília, principalmente os setores mais carentes, mas não vende comidas. A missão é levar dicas de como armazenar o alimento, reaproveitá-los, manter a temperatura correta e higienizar mãos e bancadas para evitar contaminações, tudo isso durante as palestras feitas gratuitamente.

alt
Em sua palestra, o chef argentino irá focar na importância da gastronomia como forma de inclusão social. “O projeto é uma semente para novos processos educativos, mas também o começo de uma ideia e um protótipo para o âmbito da educação que pode ser executado por todos”, afirmou em entrevista para o site do Centro Universitário IESB.

O 29º Congresso Nacional Abrasel é uma realização da Abrasel, Prazeres da Mesa e Centro Universitário IESB. Tem o patrocínio da Ambev, Ecolab, Getnet, Philip Morris Brasil, Sebrae, Sodexo e Souza Cruz. Tem parceria com a Vinum Brasilis e parceira de mídia com Correio Braziliense, Prazeres da Mesa e Bares & Restaurantes, além do apoio da Fispal Food Service.

As inscrições podem ser feitas no site do Congresso. Alunos do IESB têm condições especiais para participar. 

Serviço

Fórum 29º Congresso Nacional Abrasel
16 e 17 de agosto - IESB – Campus Edson Machado

Palestra
Quando? Dia 17 de Agosto, das 17h45 às 18h45
Onde? No Grande Auditório do IESB.

Fonte: Congresso Abrasel