A Guarda Municipal de Belém (GMB) começa a pôr em prática um dos compromissos de campanha assumidos pelo prefeito Zenaldo Coutinho, com a elaboração de um novo planejamento operacional, objetivando garantir mais segurança à população.

O primeiro reforço operacional foi implantado no Centro Histórico de Belém no último dia 01/08 , quando a GMB disponibilizou um efetivo operacional de 80 homens para cobrir os complexos do Ver-o-Peso; Feliz Lusitânia, Praça Frei Caetano Brandão e Dom Pedro I e, ainda, o Centro Comercial.

Para o comandante da Guarda Municipal, Coronel Carlos Machado, as alterações no planejamento operacional foram necessárias e começaram exatamente numa área em que a demanda de pessoas é intensa, não só pelo público belenense, como por turistas. Machado ressalta que resolveu dar maior cobertura nestes espaços, aumentando o efetivo em 100% como estratégia para atender pontos em que a GMB nunca atuou de forma preventiva e ostensiva, disponibilizando uma equipe para atuar nestas áreas.

Ele acredita que a presença da Guarda nestes espaços termina inibindo a ação de meliantes. “Com certeza, esta é uma forma preventiva de se combater a violência em pontos críticos e bastante vulneráveis, tais como a Praça Frei Caetano Brandão e Complexo Feliz Lusitânia, aumentando também o efetivo para atuar na feira do Ver-o-Peso, uma das maiores feiras a céu aberto da América Latina”, destacou.

O novo planejamento foi posto em prática no complexo do Ver-o-Peso e já começa também a tomar forma em outros espaços, com o aumento do efetivo em alguns logradouros públicos em que a população solicitava a presença mais efetiva da GMB. Dentre estes pontos, destacam-se o Portal da Amazônia e as praças Waldemar Henrique e D. Mario Vilas Boas, mais conhecida como praça do Marex.

Nas praças Waldemar Henrique e D. Mario Vilas Boas, o policiamento ostensivo está sendo garantido pelos grupamentos de Ações Táticas (GAT) e de Ações Táticas com Cães, que atuam em escala de revezamento. As ações destes dois grupos já apresentam resultados positivos. Na noite desta segunda-feira,12, a equipe do canil que atuava na área, efetuou a apreensão em flagrante delito de dois menores que vinham praticando crimes na área e que, no momento da apreensão, haviam acabado de assaltar uma senhora. A dupla foi encaminhada à Data onde foi instaurado o procedimento policial.

Já no Portal da Amazônia, o policiamento é garantido através de rondas 24 h, realizadas por uma viatura do efetivo operacional e reforço de mais quatro motocicletas do Grupamento Ronda da Capital (Rondac), o que já garantiu no último dia 08/08 a prisão de um taxista, integrante de uma quadrilha que vinha praticando crimes na área.

Texto: Lucélia Fernandes – Ascom

Fonte: http://ww3.belem.pa.gov.br/www/?p=11819