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Por Guilherme Paixão

A chegada do calor normalmente é um forte impulsionador para os bares e restaurantes

Com o clima mais quente, os clientes tendem a chegar nos bares mais cedo, logo ao sair de seus respectivos trabalhos. Foto: Shutterstock

Mais um fim de ano se aproxima. E com ele, o calor chega ao Brasil, época em que tradicionalmente o movimento dos bares aumenta, com o verão que se inicia no dia 21 de dezembro. Sendo assim, os empresários do setor de alimentação fora do lar já se movimentam para se prepararem para o número de clientes em seus estabelecimentos, naturalmente potencializado pelas altas temperaturas no país.

Com o clima mais quente, os clientes tendem a chegar nos bares mais cedo, logo ao sair de seus respectivos trabalhos. O resultado disso é que quem vai ao bar consome mais e por mais tempo. Em locais turísticos, existe um movimento ainda maior, impulsionado pelo número de turistas nas cidades. Além disso, outro ponto a ser destacado é que, em dezembro, tradicionalmente ocorrem diversas confraternizações de empresas.

Confira algumas dicas para aumentar os ganhos do seu bar neste fim de ano:

1 – Drinks e cervejas mais leves
Para Gustavo Alves, proprietário do Kobes Emporium Bar, localizado em Belo Horizonte, esta é uma importante mudança para a proximidade do verão. Portanto, existe um cardápio pensado para a chegada das temperaturas mais altas, com cervejas e drinks mais refrescantes, além de petiscos considerados mais “leves” para oferecer aos clientes.

2 – Preparação para confraternizações de empresas
O fim do ano é uma época onde ocorre muitas confraternizações e festas de empresas. Na opinião de Gustavo, é o momento de dimensionar sua equipe para o período de maior movimento e também reforçar o estoque de produtos. Além disso, ele cita algumas medidas que ele utiliza no Kobes na época. “Fazemos investimentos para termos músicas ao vivo, promoções especiais para atrair o público e algumas novidades no cardápio”, revela.

“Com a procura de empresas, desenvolve-se também pacotes prontos, fechados com preço por cabeça, para facilitar a vinda das pessoas nessas celebrações”, completa.

3 – Contratações e capacitação de funcionários para atender a demanda
Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará e sócio do Pirata Bar em Fortaleza, revelou que apenas no estado do Ceará estima-se um total de 15 mil novas contratações para este fim de ano. Segundo ele, “todo mundo está contratando mão de obra temporária. Isso é importante para poder atender à alta demanda”.

“Como o setor de alimentação fora do lar tem sofrido bastante com falta de mão de obra, a possibilidade de acontecerem contratações definitivas é muito grande. Uma boa oportunidade para pessoas que procuram uma recolocação no mercado”, analisa.

O fim do ano é uma época em que muitas pessoas entram de férias, por isso Taiene aconselha os donos de bares e restaurantes a investirem para que seus funcionários saibam como receber pessoas de diferentes localidades.

4 – Cardápio local
Como o fim do ano é um período de muito turismo, os restaurantes buscam incrementar seu cardápio com insumos locais. “Em Fortaleza, por ser uma cidade litorânea, eu busco ampliar o número de pratos com frutos do mar, principalmente os que têm camarão, em meu estabelecimento”, revela Taiene.

Este tipo de medida é muito válida principalmente para as cidades turísticas do país, como por exemplo o Rio de Janeiro, litoral nordestino, entreoutros. Entretanto, por ser um momento em que existem muitas viagens, também para visitar parentes e amigos, os donos de bares e restaurantes de destinos menos visados também devem se preparar para receber clientes de diferentes localidades.

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