Inflação de outubro foi puxada por lanches em um movimento que busca equilibrar margens
Segundo dados do IPCA divulgados pelo IBGE, no mês de outubro, o setor de alimentação fora do lar recuperou parte da margem perdida ao longo do ano. O aumento no setor foi de 0,46%, enquanto o índice geral foi de 0,09%, a menor para um mês de outubro desde 1998.
O aumento foi puxado principalmente pelos lanches (0,75%), o que sugere a recuperação de parte da margem de lucro em lanchonetes e padarias. As refeições registraram variação menor, de 0,38%, mas ainda acima da média da inflação.
De acordo com a pesquisa de conjuntura da Abrasel de outubro, 40% dos bares e restaurantes ainda não conseguiram repassar integralmente a inflação acumulada nos últimos 12 meses, o que mantém parte dos estabelecimentos operando com margens reduzidas.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o atual cenário de inflação controlada oferece espaço para um ajuste gradual dos preços.
“O desafio agora é encontrar o ponto de equilíbrio, de forma a recompor margens sem comprometer o poder de consumo do cliente. Por isso, boa parte dos empresários ainda segura o reajuste para não afastar clientes”, avalia Solmucci.
Ainda não é associado Abrasel? Clique e conheça os benefícios!

Pará 