pa.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Pará
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Fórum B&R apresenta estratégias para enfrentar a escassez de mão de obra e reter os melhores funcionários

  • PUBLICADO EM: 02/05/2025
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Evento reconhece desafios do setor e tem programação dedicada a apoiar empresários por meio de métodos realistas de captação e retenção de equipe

Em meio ao desafio de contratar e reter colaboradores, o Fórum B&R ajuda empresários de bares e restaurantes a descobrir estratégias para contornar esse desafio. Foto: Midjourney

Mesmo tendo atingido um salário médio recorde em março deste ano, o setor de alimentação fora do lar tem enfrentado dificuldades para atrair novos funcionários. Um levantamento da Abrasel realizado no mesmo mês apurou que 90% dos empresários consideram que fazer novas contratações tem sido “difícil” ou “muito difícil”.

É com o objetivo de trazer aos empresários as melhores ferramentas para desenvolver bares e restaurantes, considerando a realidade do setor e os desafios da atualidade, que o Fórum B&R tem uma programação dedicada a este tema.

Realizado entre 28 e 30 de maio no Distrito Anhembi, em São Paulo, o evento conta com a palestra “Apertem os cintos, o funcionário sumiu”, apresentada por Célio Salles, franqueado Bob’s e membro do Conselho de Administração da Abrasel.

O título é uma referência à comédia dos anos 80. Além da insegurança sobre a demanda por mão de obra, a palestra também traz a discussão de outra parte desse desafio: o contraste geracional na relação dos funcionários entre si e com seus gestores.

A diferença de linguagem, postura e comportamento que marca conflitos geracionais tem provocado afastamento e desconexão, o que afeta a contratação e retenção de pessoal.

Na apresentação, Célio compartilha as principais percepções que teve ao estudar o comportamento da geração Z. Com 32 anos de experiência no setor, o empresário mostra qual a melhor abordagem que os negócios podem adotar para enfrentar essa situação.

“A dificuldade de contratar, reter e desenvolver funcionários está em seu nível mais alto e tem gerado estresse nas lideranças das empresas. A falta de perspectivas de melhoria nesse cenário abre a necessidade de dois movimentos: de reação e de adaptação”, afirma.

“Na palestra, não tenho o objetivo de propor soluções para essa situação. O que vou apresentar são estratégias para que donos de bares e restaurantes possam desenvolver habilidades que ajudem a lidar com o desafio melhor do que a concorrência”, revela.

A proposta da palestra é impulsionar os negócios ao destacar os participantes no mercado, sendo um dos pilares que fortalecem a relevância do Fórum B&R. A programação completa está disponível no site oficial, e associados da Abrasel têm 25% de desconto na retirada do ingresso.

Conheça o evento

O Fórum B&R acontece entre 28 e 30 de maio e conta com painéis sobre experiência do cliente, liderança e gestão, além do workshop Venda + Vinho no seu Bar ou Restaurante, com o especialista Diego Bertolini.

O evento faz parte da programação da Semana de Alimentação Fora do Lar, que se estende do dia 26 a 30 de maio. A programação, promovida pela Abrasel, tem foco em promover o conhecimento e networking no setor de alimentação fora do lar e acontece junto à Fispal Food Service, em São Paulo.

Serviço

Fórum Bares & Restaurantes

28 a 30 de maio

Distrito Anhembi (São Paulo/SP)

Apoio: Fispal, Google, Abrasel, Grupo Venda + Vinho

Patrocínio: IFood

Mais informações em: forumbareserestaurantes.com.br

Semana de Alimentação Fora do Lar

26 a 30 de maio

Distrito Anhembi (São Paulo/SP)

Patrocínio: Alelo, Ambev, Heineken, IFood, Pluxee, PMI e Ticket

Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!

Notícias Relacionadas

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

Comentários

Últimas Notícias

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

Salário em bares e restaurantes segue crescendo, mas contratação ainda é desafio

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco

Endereço

Do It Coworking, sala 304. Rua Avertano Rocha, 192, Bairro Campina, 
Belém/PA
CEP: 66.023-120

 


Contato

abraselpa@abrasel.com.br

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados