Celebrada no dia 15 de outubro, a data chama a atenção para a necessidade da adoção de práticas para reduzir o desperdício
No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Consumo Consciente. Muitas vezes associado apenas ao consumidor final, a conscientização de práticas para reduzir o desperdício precisa se estender a toda a cadeia produtiva: no setor de bares e restaurantes, por exemplo, essas ações devem estar presentes da produção agrícola até a mesa do cliente.
Para isso, existem ações sustentáveis que podem ser adotadas em todas as etapas de produção nos negócios do setor, como controle de estoque e o uso de fichas técnicas. Isso torna mais eficiente a gestão de resíduos que, consequentemente, leva a um consumo mais consciente.
Para entender o atual cenário de desperdício, segundo dados de um cálculo realizado pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, o país desperdiça 41 mil toneladas de alimentos por ano. Desse total, 15% ocorrem em restaurantes, o que equivale a cerca de 6 mil toneladas. Mas como resolver isso?
A economia circular é um conceito que tem como objetivo o retorno dos materiais para a cadeira produtiva, entendendo que o ideal seria a não geração dos resíduos. poupar recursos de forma sustentável e financeiramente viável. As ações incluem, entre outras abordagens, frentes para reduzir desperdícios.
Dessa forma, a medida, além de ser benéfica para o meio-ambiente, também se torna financeiramente interessante para o dono do negócio: com um consumo mais consciente e que busque mitigar o desperdício, tanto a produtividade quanto o ganho nos estabelecimentos tendem a melhorar.
A implementação de medidas simples, como o controle adequado de estoque, planejamento correto de compras e aproveitamento integral dos alimentos, é um passo importante para a reduzir o desperdício.
Outras ações que podem ser adotadas por bares e restaurantes é a utilização de alimentos orgânicos, práticas de reciclagem de óleo de cozinha usado e, também, em outros resíduos, além do incentivo do consumo consciente entre clientes e colaboradores.
O restaurante Quintana Gastronomia, em Curitiba, no Paraná, é um dos bons exemplos de consumo consciente. Gabriela Vilar, idealizadora do espaço, que está aberto desde 2008, comenta que a gastronomia saudável, com ingredientes orgânicos, é o carro-chefe do estabelecimento: “Valorizamos a cultura regional e os produtores locais, respeitando sempre as estações do ano e o ritmo no qual são produzidos”.
Para Gabriela, um dos principais desafios enfrentados foi a gestão de resíduos: “O que realmente é descartado é mínimo. Direcionamos tudo o que é gerado para o destino correto, separamos corretamente o lixo, incentivamos a reciclagem e realizamos a compostagem”.
Em parceria com o Sebrae, a Abrasel desenvolveu uma série de cursos com foco em sustentabilidade, com capacitações gratuitas para donos de bares e restaurantes.
Um dos cursos é o “Como aumentar a produtividade em bares e restaurantes fazendo a gestão de resíduos” que, com uma série de ações práticas, ajuda o empreendedor a adotar medidas que estimulem o consumo consciente na cadeia de produção do negócio.
Acesse a capacitação, disponível no site do Conexão Abrasel.