Head de Marketing de Pequenas e Médias Empresas do Facebook, Leo Bonoli dá dicas para empresários e gestores do setor de alimentação fora do lar durante o Congresso Nacional Abrasel
O executivo do Facebook embasou a sua apresentação em quatro pilares essenciais para o sucesso do marketing digital: criatividade, comunidade, conexões e vendas. Foto: Giovana Queiroz, aluna de Publicidade e Propaganda do IESB
O 31º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília contou com a presença do head de marketing de pequenas e médias empresas do Facebook, Leo Bonoli, nesta quinta-feira (15). Ele iniciou o seu discurso reforçando a importância do impacto social das redes sociais e o seu poder de conectar as pessoas e desenvolver os negócios. “O momento para ter boas ideias nunca foi tão bom quanto agora. Temos mais de 90 milhões de negócios que usam o Facebook para divulgar o seu empreendimento. Ao mesmo tempo que é uma oportunidade de ouro, é um ambiente muito competitivo”, avalia. Durante a palestra, Leo apresentou muitos dados sobre o marketing digital e compartilhou boas práticas de uso de diferentes redes, com base na experiência à frente da empresa, que completou 15 anos.
O executivo do Facebook embasou a sua apresentação em quatro pilares essenciais para o sucesso do marketing digital: criatividade, comunidade, conexões e vendas.
Criatividade
“O Facebook que usamos hoje é totalmente diferente do que foi criado há 15 anos. Agora podemos utilizar fotos, vídeos e os stories, por exemplo. O stories é o que mais vem crescendo no Brasil e se destacar em um universo tão grande é um desafio”, reforçou, lembrando as diversas ferramentas que o Facebook e o Instagram lançaram para interagir com os clientes por meio desse recurso, como as enquetes, as perguntas diretas e os chats.
Para os conteúdos em vídeo, Leo deu três dicas: faça vídeos que chamem a atenção nos três primeiros segundos; seja criativo; e não dependa do áudio para transmitir a sua mensagem.
Você sabia?
- 20% do tempo das pessoas no Instagram são dentro da abra “explorar”;
- 80% dos perfis seguem algum tipo de empresa;
- 50% das pessoas estão interessadas em uma marca quando veem anúncio delas no Instagram.
Comunidade
Sobre o segundo pilar, Bonoli explica que as empresas têm um papel social importante com a comunidade na qual estão inseridas e que as redes sociais são locais de interação com as mesmas.
Você sabia?
- 85% dos brasileiros esperam que as marcas contribuam com a comunidade;
- 82% dos brasileiros disseram estar interessados em apoiar negócios locais;
- Existem mais de 10 milhões de grupos no Facebook.
Conexões
Para Leo Bonoli, as pessoas têm mais confiança em um negócio quando elas sabem que podem conversar por mensagem com aquela empresa. Por isso, é importante manter esse canal de conexão ativo com o seu consumidor.
Você sabia?
- 53% das pessoas que enviam mensagens para empresas estão mais propensas a comprar.
Vendas
O canal de vendas pelas redes sociais cresceu consideravelmente nos últimos anos e novas ferramentas surgiram para potencializar as vendas no meio digital. Cabe às empresas aproveitar este recurso.
Você sabia?
- O faturamento dos médios e pequenos negócios que se digitalizaram aumentou em média 20%;
- 66% das micro e pequenas empresas no Facebook afirmaram que contratam novos funcionários depois que entraram nas redes sociais.
Leo aproveitou a palestra para divulgar o Impulsione com o Facebook, um road show que vem passando por algumas capitais do Brasil para capacitar pessoas interessadas em aprender a utilizar a ferramenta de impulsionamento de conteúdos nas redes sociais. Este ano, o evento ainda passa por Brasília, Salvador, Recife e Belém.
Na hora de responder as perguntas dos participantes, o palestrante destacou a importância do call to action, ou seja, mensagens que induzam o público a ter alguma ação após ver as postagens, como realizar uma inscrição, comprar um ingresso ou preencher um cadastro.
Leo destaca que um dos erros mais comuns das pessoas ao impulsionarem conteúdos nas redes sociais é já começar o diálogo com a intenção de venda. No marketing digital é necessário seguir a jornada do consumidor. Primeiro gerar um reconhecimento do cliente com a sua marca, depois educá-lo sobre uma necessidade para depois apresentar a “solução”, ou seja, fazer a tentativa de venda.
Ele também reforçou a importância do whatsapp para a venda de alguns estabelecimentos do setor de alimentação, pois geram uma proximidade maior entre atendente e cliente. Além disso, é essencial que ao utilizar robôs para o atendimento inicial, essa automatização fique clara para as pessoas. Transparência é fundamental nos relacionamentos ente empresas e clientes.
Para finalizar, Bonoli comentou sobre a recente mudança do Instagram de remover a visualização de curtidas, que faz parte de um teste do Instagram em alguns países devido a constatação de que as curtidas influenciam a saúde mental dos usuários. O palestrante garantiu que a mudança não influencia no alcance das publicações.
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Congresso Abrasel
O 31º Congresso Abrasel é a uma realização da Abrasel em parceria com a revista Prazeres da Mesa e o Centro Universitário IESB. Os patrocinadores são: Alelo, Ambev, Banco do Brasil, Coca-Cola Brasil, Ecolab, Philip Morris Brasil, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Sodexo, Souza Cruz, Stone e Ticket. A parceria é com a Unecs. Os parceiros de mídia são o jornal Correio Braziliense, e as revistas Prazeres da Mesa e Bares e Restaurantes. Os apoiadores são Camanor, CNC Sesc e Senac, Fispal Food Service, Secretaria de Turismo do Distrito Federal e Tres. O apoio institucional é do Sebrae.