A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Pará, foi fundada no dia 29 de março de 2006, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, por meio do esforço incondicional do empresário Alípio Martins, o “restaurateur”, ( nome em francês, que significa administrador de restaurante) que, durante uma viagem de negócios a São Paulo, foi informado sobre a existência da Abrasel e suas atividades e os benefícios que proporcionava aos estabelecimentos associados, aos colaboradores e ao segmento de alimentação fora do lar. A partir daí, decidiu que a criação de uma Seccional no Pará seria importante para o crescimento, profissionalização e fortalecimento do setor, além de valorizar a cultura gastronômica paraense. Convicto de sua decisão, iniciou as articulações com a executiva da Abrasel Nacional. O então presidente, Paulo Solmucci, indicou o empresário paraense a assumir a presidência da Associação, mas num gesto de humildade, Alípio resolveu indicar ao mais alto cargo da Entidade, o também proprietário de restaurante, Fábio Rezende Sicilia, que aceitou o convite, sendo eleito por unanimidade.
A Seccional Pará possui em seu quadro, associados do segmento de bares, restaurantes e similares de Belém. O objetivo principal consiste em buscar continuamente melhorias para o setor, qualificar os profissionais e garantir melhor prestação de serviços, visando o crescimento e fortalecimento dos associados e seus colaboradores, além de valorizar a culinária regional, a fim de que o Estado do Pará esteja cada vez mais presente no roteiro turístico gastronômico dos visitantes brasileiros e estrangeiros.
No triênio 2010/2013, a Seccional Pará contou pela primeira vez, com uma presidente, a empresária Edith Maria Contente Nóbrega, que entre suas atuações, procurou fortalecer o setor com ações de ampliação de representatividade, criando a Regional do Tapajós, com sede na cidade de Santarém e integrando-se ao Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará - FOMENTUR e ao Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, compondo o trade turístico paraense.
No trênio de 2013/2016, a Seccional Pará teve, como presidente, o empresário Fábio Rezende Sicilia, que buscou desenvolver uma gestão transparente e participativa, objetivando maior qualidade e produtividade para segmento.
Para triênio de 2016/2019, a Seccional Pará tem como presidente, a empresária Rosane Marta Almeida Oliveira, que dará continuidade aos trabalhos realizados pelas gestões antecessoras, primando pelo crescimento e fortalecimento do setor e a valorização da gastronomia paraense.
Com uma administração focada em resultados, a Abrasel - Pará, buscou nos últimos anos, apoio de parlamentares para discutir em conjunto com a Associação Comercial do Pará – ACP, e Conselho de Jovens Empresários – CONJOVE meios legais para a redução do ICMS; teve participação ativa na mobilização nacional sobre a regulamentação do aumento do limite do Super Simples, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff; intermediou junto ao Banco do Brasil, a negociação de linhas especiais de crédito para os associados; estabeleceu parceria com o Sebrae para o lançamento do programa ALI/SEBRATEC, contemplando os associados no custeio de projetos na área tecnológica.
A Abrasel - Pará foi a principal articuladora para a criação da Escola de Gastronomia do Estado, em parceria com Secretaria de Estado do Turismo - SETUR. O termo para a implantação já foi assinado.
Com ações que contribuem para a qualidade dos serviços prestados, foram realizados cursos de qualificação para garçom, cozinheiro e barman, entre outros e a criação do banco de currículos.
A criação APL de Alimentação Fora do Lar em 29/05/2016. importante conquista, sendo reconhecida e certificada entidade legítima para coordenar um Arranjo Produtivo Local(APL) de alimentação fora do lar, junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - SEDEME, órgão da administração direta, tendo por finalidade promover, de forma sustentável, o desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços e dos recursos minerais do Estado do Pará. Com a certificação, a entidade pode dialogar com os seus associados o acesso a linha de creditos, redução de custos dos insumos, redução de impostos, políticas públicas de melhoria para o setor, entre outros inúmeros benefícios.
Pelos relevantes serviços prestados ao segmento de alimentação fora do lar e à economia paraense, a Abrasel - Pará, recebeu em janeiro de 2008, da Prefeitura Municipal de Belém, a "Medalha de Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco", condecoração do mais alto grau no âmbito municipal.