Setur e Faciapa assinam termo de colaboração da FITA 2017


O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Pará (Faciapa), Fábio Lúcio Costa, assinaram na tarde desta segunda-feira (07), o termo de colaboração para organização e realização da Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2017, que este ano ocorrerá em dois momentos. O primeiro em São Paulo, de 28 de agosto a 03 de setembro, e o segundo em Belém, entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia.


“Temos construído há muito tempo uma relação estreita com as associações comerciais da capital e do interior do Pará, com planejamento e apoio da estrutura oferecida pelas ACPs. Existe hoje uma mentalidade que está se modificando em relação ao desenvolvimento da economia do Estado do Pará e de iniciativas que possam favorecer essa mudança de paradigma. E a FITA é de grande importância nesse sentido”, explicou o secretário Adenauer Góes.


Fábio Lúcio falou da relevância da FITA 2017 no cenário econômico paraense. “É uma oportunidade para o setor empresarial construir junto com o Governo do Estado um grande evento, dentro do contexto de desenvolver o turismo no Estado do Pará. Por isso, nosso trabalho em sensibilizar o setor produtivo. São quase 70 ACPs no estado. O Plano Pará 2030 era tudo que a gente queria para desenvolvimento do Pará. E o turismo é uma fonte enorme para contribuir nesse processo”, garantiu.


A Fita chega este ano à oitava edição. A apresentação do novo formato com dois momentos diferentes foi feita pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Álvaro do Espírito Santo. Para a capital paulista, a Setur prepara os últimos detalhes da palestra show “Porque vender o Pará: A Obra-Prima da Amazônia”, que ocorre no dia 31 de agosto, seguida de encontro comercial e rodada de negócios com mais de 60 operadores e agentes de viagens do mercado turístico nacional.


O objetivo é motivar grandes mercados emissores a consumir o destino Pará e incrementar o fluxo de turistas no Estado. A noite fecha com a abertura do Festival Gastronômico. No complemento da programação elaborada para a Terra da Garoa, haverá ainda noites de jantar nos restaurantes Dalva e Dito, Soul Kitchen e Capim Santo, com a presença dos chefs paraense Daniela Martins, Ofir Oliveira e Saulo Simões e a boeira Lúcia Torres, além de exposição de produtos da gastronomia paraense no Mercado Municipal de São Paulo, entre os dias 1 a 3 de setembro.


Entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a Fita reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia, a Vitrine Cultural com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas (Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate, do Vale do Xingu), espaço destinado ao Passaporte Pará para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado, Oca do Conhecimento, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.


Texto: Israel Pegado

Fonte: Setur/PA