FITA é apresentada aos empresários e gestores públicos municipais na ACP


Fotos: Ascom Setur/Divulgação

 

Na manhã desta quarta-feira (02), foi realizado mais um seminário regional de apresentação da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), desta vez, para o empresariado paraense e também alguns representantes de municípios dos polos turísticos do estado, no auditório do Associação Comercial do Pará (ACP). A palestra de apresentação da FITA reuniu empresários de setores como hotelaria, restaurantes, companhias aéreas, agências de viagens, transportadoras, organizadoras de eventos, professores de faculdades de Turismo e estudantes universitários, dentre outros. A programação contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e do presidente da ACP/Faciapa, Fábio Lúcio.

 

“A nossa expectativa é que vocês se apoderem da FITA”, disse Adenauer Góes aos presentes. “Estes dois momentos da feira, o primeiro em São Paulo e segundo em Belém, no Hangar, estão muito centrados na cadeia produtiva da gastronomia, em conformidade com o Plano Pará 2030, que tem o Turismo e Gastronomia como um dos seus setores produtivos para o desenvolvimento econômico do Estado do Pará”, explicou o secretário.

 

Realizada desde 2002, este ano a FITA chega a sua oitava edição. A apresentação do novo e renovado formato com dois momentos diferentes foi apresentado pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Álvaro do Espírito Santo. Para a capital paulista, a Setur prepara os últimos detalhes da palestra show “Porque vender o Pará: A Obra-Prima da Amazônia”, que ocorrerá no dia 31 de agosto, seguida de encontro comercial e rodada de negócios com mais de 60 operadores e agentes de viagens do mercado turístico nacional. O objetivo é motivar estes grandes mercados emissores a consumir o Destino Pará e incrementar o fluxo de turistas no Estado. A noite fecha com a abertura do Festival Gastronômico. No complemento da programação elaborada para a Terra da Garoa, haverá ainda noites de jantar nos restaurantes Dalva e Dito, Soul Kitchen e Capim Santo, com a presença dos chefs paraense Daniela Martins, Ofir Oliveira, Saulo Simões e a boeira Lúcia Torres, além de exposição de produtos da gastronomia paraense no Mercado Municipal de São Paulo, entre os dias 01 a 03 de setembro.

 

Entre os dias 21 e 24 de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, a FITA reunirá a exposição de produtos e serviços de empresas de turismo e gastronomia, a Vitrine Cultural com produtos do arranjo produtivo local do programa Alimentação Fora do Lar e produção associada das rotas turísticas (Belém-Bragança, do Queijo do Marajó, do Cacau e Chocolate, do Vale do Xingu), espaço destinado ao Passaporte Pará para comercialização de destinos, rotas, roteiros e produtos turísticos do Estado, além de apresentações culturais de artistas dos seis polos de turismo paraense: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu. Entre as principais novidades pensadas e elaboradas Setur estão a Mostra Gastronômica do Pará e a Oca do Conhecimento. A Mostra terá apresentação de iguarias e produtos gourmet presentes nos territórios de rotas de turismo e gastronomia.

 

Durante o evento de apresentação, o professor Paulo Moreira Pinto, do curso de turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA) disse “que a FITA é um evento importante para a área do turismo”. Ele ressaltou a importância da Oca do Conhecimento para os alunos do curso de turismo pois, os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa. Para a aluna do curso de turismo, Andresa Santos, o evento é muito interessante. “A FITA foca na economia do estado e na gastronomia”, disse a jovem.

 

Entre os quase cem participantes, também marcaram presença representantes dos municípios de Barcarena, Marituba, Moju, Benevides, Curuçá, Magalhães Barata, Cachoeira do Arari, Limoeiro do Ajuru, Vigia e Gurupá.

 

(Com a colaboração de Fernanda Silva)

Texto: Israel Pegado

Fonte: Núcleo de Comunicação

Secretaria de Estado de Turismo - SETUR/PA