25 de julho é comemorado o dia da Culinária Paraense.

 

No calendário oficial do Estado no dia 25 de julho é comemorado o dia da Culinária Paraense. O projeto de lei que institucionaliza a data foi sancionado em 7 de novembro de 2016, pelo governador do Pará, Simão Jatene e hoje comemorada.

Gastronomia Paraense

A rica e exótica gastronomia Paraense é fruto de uma mistura de povos, com destaque na cultura indígena com nítida influência portuguesa e africana, que não para no tempo, transforma-se na essência de cada prato criado, com um toque especial que só existe aqui. Seu setor gastronômico revela uma cidade com capacidades incríveis, com espaços que vão do tradicional ao inovador, com empresários e chefs de cozinha talentosos, que preservam expressões culturais como os modos de fazer, de servir e a forma de comer, os ingredientes e outros costumes característicos da região e recriam novas formas de fazer a gastronomia local, promovendo o novo, o contemporânea, mas sem perder a identidade regional.


A Culinária Paraense é considerada a mais autêntica do Brasil, justamente pelas suas características regionalíssimas. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza (fauna e flora) da Amazônia, como camarão, caranguejo, marisco, peixe, caças, pato, suas famosas ervas, chicória, coentro, jambu, pimentas de cheiro.


Muito a fazer e a conquistar para que a culinária paraense seja amplamente reconhecida porém, viva a nossa gastronomia paraense, forte representante da economia local!