Setur, Sefa e Abrasel promovem o curso de “Disseminadores em Educação Fiscal”

Fotos: Setur/Divulgação


A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), promove o curso de Formação de Disseminadores em Educação Fiscal, que ocorre de 26 à 30 de junho de 2017, no horário de 14 às 18, em Belém, na Escola Fazendária (Efaz), que pertence à Secretaria da Fazenda (Sefa).

 

A capacitação visa a excelência dos serviços turísticos prestados. A Setur construiu uma parceria com a Sefa, para a realização inédita do curso “Disseminadores em Educação Fiscal”, com foco nos empreendedores e comerciantes locais.

 

O curso objetiva o estímulo à conscientização do cidadão sobre seus direitos e deveres no tocante ao valor social do tributo, além de levar conhecimento sobre a administração pública para o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e o pleno exercício da cidadania. Durante uma semana os facilitadores da Sefa abordarão as seguintes temáticas: Ética e Cidadania; A Função Social dos Tributos; Relação Estado x Sociedade; Gestão de Recursos Públicos; Nota Fiscal Cidadã e Cadastramento.

 

O público-alvo do projeto é uma demanda significativa de associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) à Setur, posteriormente estendida aos servidores da Sefa, estudantes, empreendedores do ramo de hotéis, pousadas e restaurantes e profissionais liberais.

 

A iniciativa do plano é refletir sobre o exercício pleno da cidadania, a partir do processo de participação e controle social, compreender a função do Estado e sua relação com a sociedade, a importância do Imposto para o investimento em políticas públicas, atentar para a função social da escola e a elaboração de projetos de intervenção pedagógicas a partir dos temas trabalhados.

 

O PEQTur é um dos instrumentos que integra o Plano Estratégico de Turismo do Estado do Pará, o Ver-o-Pará, que tem como objetivo a qualificação de profissionais para melhorias, quantitativas e qualitativas, no setor de turismo do Estado, além de geração de emprego e renda.

 

Texto: Ângela Reis