Histórico Abrasel - Pará

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Pará, foi fundada no dia 29 de março de 2006, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, por meio do esforço incondicional do empresário Alípio Martins, o “restaurateur”, ( nome em francês, que significa administrador de restaurante) que, durante uma viagem de negócios a São Paulo, foi informado sobre a existência da Abrasel e suas atividades e os benefícios que proporcionava aos estabelecimentos associados, aos colaboradores e ao segmento de alimentação fora do lar. A partir daí, decidiu que a criação de uma Seccional no Pará seria importante para o crescimento, profissionalização e fortalecimento do setor, além de valorizar a cultura gastronômica paraense. Convicto de sua decisão, iniciou as articulações com a executiva da Abrasel Nacional. O então presidente, Paulo Solmucci, indicou o empresário paraense a assumir a presidência da Associação, mas num gesto de humildade, Alípio resolveu indicar ao mais alto cargo da Entidade, o também proprietário de restaurante, Fábio Rezende Sicilia, que aceitou o convite, sendo eleito por unanimidade.

A Seccional Pará possui em seu quadro, associados do segmento de bares, restaurantes e similares de Belém. O objetivo principal consiste em buscar continuamente melhorias para o setor, qualificar os profissionais e garantir melhor prestação de serviços, visando o crescimento e fortalecimento dos associados e seus colaboradores, além de valorizar a culinária regional, a fim de que o Estado do Pará esteja cada vez mais presente no roteiro turístico gastronômico dos visitantes brasileiros e estrangeiros.

No triênio 2010/2013, a Seccional Pará contou pela primeira vez, com uma presidente, a empresária Edith Maria Contente Nóbrega, que entre suas atuações, procurou fortalecer o setor com ações de ampliação de representatividade, criando a Regional do Tapajós, com sede na cidade de Santarém e integrando-se ao Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará - FOMENTUR e ao Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, compondo o trade turístico paraense.

No trênio de 2013/2016, a Seccional Pará teve, como presidente, o empresário Fábio Rezende Sicilia, que buscou desenvolver uma gestão transparente e participativa, objetivando maior qualidade e produtividade para segmento.

Para triênio de 2016/2019, a Seccional Pará tem como presidente, a empresária Rosane Marta Almeida Oliveira, que dará continuidade aos trabalhos realizados pelas gestões antecessoras, primando pelo crescimento e fortalecimento do setor e a valorização da gastronomia paraense.   

Com uma administração focada em resultados, a Abrasel - Pará, buscou nos últimos anos, apoio de parlamentares para discutir em conjunto com a Associação Comercial do Pará – ACP, e Conselho de Jovens Empresários – CONJOVE meios legais para a redução do ICMS; teve participação ativa na mobilização nacional sobre a regulamentação do aumento do limite do Super Simples, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff; intermediou junto ao Banco do Brasil, a negociação de linhas especiais de crédito para os associados; estabeleceu parceria com o Sebrae para o lançamento do programa ALI/SEBRATEC, contemplando os associados no custeio de projetos na área tecnológica.

A Abrasel - Pará foi a principal articuladora para a criação da Escola de Gastronomia do Estado, em parceria com Secretaria de Estado do Turismo - SETUR. O termo para a implantação já foi assinado.

Com ações que contribuem para a qualidade dos serviços prestados, foram realizados cursos de qualificação para garçom, cozinheiro e barman, entre outros e a criação do banco de currículos.

A criação APL de Alimentação Fora do Lar em 29/05/2016. importante conquista, sendo reconhecida e certificada entidade legítima para coordenar um Arranjo Produtivo Local(APL) de alimentação fora do lar, junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia - SEDEME, órgão da administração direta, tendo por finalidade promover, de forma sustentável, o desenvolvimento da indústria, do comércio, dos serviços e dos recursos minerais do Estado do Pará. Com a certificação, a entidade pode dialogar com os seus associados o acesso a linha de creditos, redução de custos dos insumos, redução de impostos, políticas públicas de melhoria para o setor, entre outros inúmeros benefícios.


Premiação

Pelos relevantes serviços prestados ao segmento de alimentação fora do lar e à economia paraense, a Abrasel - Pará, recebeu em janeiro de 2008, da Prefeitura Municipal de Belém, a "Medalha de Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco", condecoração do mais alto grau no âmbito municipal.


Eventos

Realização do Festival Brasil Sabor

Realização do Festival Bar em Bar

Planejamento e execução do Encontro da Abrasel “Sabores do Pará”

Congresso ABRASEL, com participação no Cozinha Show em 2006, 2007 e 2008.

Guias Abrasel

Projeto RI – Restaurante Inteligente

Participação no Festival Internacional do Cacau & Chocolate da Amazônia

Aplicativo Guia Abrasel

Circuito do Chocolate & cacau (VI Festival Internacional do Chocolate e Cacau e Flor Pará) 2016

Café Empresarial

Semana da Criança

Diálogo com o Trade Turístico e Órgãos Públicos .

Feira do Empreendedor 2016 - Participação Cozinha Show e Apoio Restaurante Modelo.

Missão Empresarial - Seminário Nacional do Pirarucu da Amazônia.

 

Cursos de qualificação

Realização do Programa Qualidade na Mesa

Participação do projeto Belém – Mosqueiro, promovido pelo SEBRAE- PA.

Projeto Caminhos do Sabor - "A União Faz o Destino", encontra-se em desenvolvimento no segmento em Belém.

Feira do Empreendedor 2008, realização SEBRAE - PA, sendo responsável pela área gastronômica com realização de Cozinha Show e oficinas.

Participação na criação do Projeto Capacitação dos Feirantes do Ver-o-Pêso, da Prefeitura Municipal de Belém.

Curso de Sommelier.

Curso Gestão de Restaurantes.

Curso Transforme seu Gerente em Um Líder.

Realização da Palestra "O Poder de Nunca Mais Dever".

Curso Treinamento de Facas.

Curso Bartender Especialista.