Fórum Gestão à Mesa: os segredos para diminuir a rotatividade de sua equipe


Para a diretora de recursos humanos do NB Steak House, reduzir o turnover de funcionários traz consequências positivas como o aumento de produtividade

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“É um assunto amplo, que merece muita atenção dos empresários, pois faz toda a diferença no desenvolvimento dos negócios”. Assim Regina Ramos, diretora de recursos humanos dos restaurantes NB Steak House e Maremonti, resume o tema da palestra que apresentará no dia 13 de junho, no Expo Center Norte, durante o Fórum Gestão à Mesa, em São Paulo. Ela abordará gestão de pessoas e irá focar em como reduzir a constante troca de funcionários.

Com quase 20 anos de experiência no setor de alimentação fora do lar, Regina defende que a baixa rotatividade é uma estratégia que agrega valor ao estabelecimento e dá conforto ao funcionário, que se sente ainda mais motivado e parte da equipe. “É preciso que o empresário saiba que o custo da demissão e admissão vai além do impacto da rescisão de contrato”, alerta.

Ela conta que na ponta do lápis há vários fatores que em um primeiro momento podem parecer banais, mas que pesam na somatória dos itens, como por exemplo, o degaste do uniforme de um colaborador para o outro. “Mais que um investimento financeiro, há também a questão do tempo. Agendar, entrevistar, contratar, treinar, passar pelo período de experiência; se o empresário contrata mal, ele vai demitir mal. E isso se torna um ciclo vicioso”, pondera.

A diretora cita o exemplo dos próprios restaurantes NB Steak House e Maremonti para destacar como a transparência é uma valiosa ferramenta na gestão de pessoas. “Os negócios são feitos com as pessoas, e não através das pessoas. É preciso estar atento, pois um talento que o empresário pode estar procurando talvez esteja ali, já com anos de casa, mas precisa ser desenvolvido”.

Ela conta que nas duas redes de restaurantes são oferecidas aulas de inglês para os funcionários. “Ofertamos essa capacitação, mas foi uma demanda que partiu deles. Se os hábitos dos consumidores mudaram, os dos que os servem também devem mudar. Não se trata apenas de dinheiro; investir em pessoas é uma dedicação que passa também por planejamento que, quando bem feito, não sai caro”, finaliza.

Para conferir de perto as valiosas dicas de Regina Ramos, inscreva-se no Fórum Gestão à Mesa. Os associados Abrasel têm 25% de desconto nas inscrições. Saiba mais em abrasel.com.br/inscrições.html

Sobre o evento

Entre os dias 11 e 15 de junho, a atenção dos principais empresários e lideranças do setor de alimentação fora de lar do Brasil estará focada em São Paulo. É quando a Abrasel realiza o Encontro Nacional Abrasel - Semana da Alimentação Fora do Lar, com uma série de eventos essenciais para gestores e profissionais desse mercado: a Fispal Food Service com o exclusivo Lounge Abrasel, o Fórum Gestão à Mesa e o Lounge do Vinho – todos em parceria com a Fispal.

Fórum Gestão à Mesa

Este ano o evento acontece nos dias 13 e 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Serão cerca de 11 palestras e painéis, divididos em duas linhas: “Estratégia, tendências e visão macro” e “ Gestão e Inspiração”. O Fórum Gestão à Mesa é uma realização da Abrasel e da Fispal Food Service com patrocínio da Cielo.


Serviço:
Semana da Alimentação Fora do Lar
11 a 15 de junho
Solenidade de abertura: 11 de junho
Fispal Food Service 2017: 12 a 15 de junho
Mais informações em fispalfoodservice.com.br
Fórum Gestão à Mesa: 13 e 14 de junho
Mais informações em abrasel.com.br/forum-gestao-a-mesa